sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Culted - Below The Thunders Of The Upper Deep (2009)

Ao juntarmos Daniel Jansson e 3 dos elementos dos Of Human Bondage (Michael Klassen, Matthew Friesen e Kevin Stevenson), estaríamos à espera de algo dentro do espectro black metal, assim à primeira vista. No entanto, o universo metálico tem sido profícuo em trazer-nos surpresas (e neste caso, boas). Este quarteto, que se divide pela Suécia e Canadá, respectivamente, apresenta-nos como cartão de visita um trabalho de blackened doom, obscuro q.b., por vezes minimal, que nos transporta para um qualquer sítio que nos causa um enorme sentimento de claustrofobia; desconforto do primeiro ao último minuto deste "Below The Thunders Of The Upper Deep", onde a voz de Daniel transporta aquele sentimento negro em cada palavra que exorta, parecendo sair de uma estrutura subterrânea, envolta em fumo, convidando a uma investida por domínios do desconhecido/sub-mundo/Inferno (riscar o que não interessar), aliada a uma composição, também ela carregada de negros tons.
Não se destacando nenhum tema em particular, este "Below..." resulta no seu todo, apresentando coesão entre os temas que viajaram entre o Canadá e a Suécia via e-mail, sem a realização de um ensaio sequer em que estivessem presentes os quatro elementos.
Se as maravilhas das novas tecnologias já permitiam uma série de inovações no que concerne ao domínio da música, este terá sido, certamente, mais um momento de inovação. E que se quer repetido, no futuro. (15/20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário