quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Paradise Lost - Faith Divides Us, Death Unites Us (2009)

Ao entrarem na terceira década de carreira, os Paradise Lost continuam a ser donos e senhores dos seus destinos. Depois de um conjunto de álbuns magistrais lançados durante a primeira metade da década de 90, efectuaram uma série de incursões em áreas mais electrónicas e ambientais. A partir de 2005, com o seu trabalho homónimo, vêmo-los a trilhar caminho rumo ao passado. Lentas, progressivas, mas seguras estas alterações na sonoridade da banda de Yorkshire.
No entanto, nesta novidade pouco resta da sonoridade doom/death que os individualizou. 
É certo que estamos perante um conjunto de temas mais pesado e mais homogéneo e convincente que o apresentado em "In Requiem"; as melodias tão características de Greg Mackintosh estão bem mais vincadas (basta ouvir "Universal Dream", que nos remeterá para uma "Embers Fire", por exemplo), a novidade A. Erlandsson não deixa os seus créditos por mãos alheias, colocando toda a sua experiência à disposição dos ingleses, em bora o pé raramente possa carregar no acelerador/pedal (excepção registada em "Frailty"); a voz de Nick Holmes encontra-se entre um "Icon" e um "Draconian Times". Mas, apesar deste aspectos majorativos que se podem apreciar neste trabalho, sente-se que falta ali algo que torne alguns temas memoráveis (As Horizons End, talvez escape), que entrem automaticamente para o seu setlist e coloquem as multidões a entoá-los nos concertos e a figurar na lista de clássicos que a banda detém.
Não havendo dúvidas, da nossa parte, que "Faith Divides Us..." é o melhor registo dos Paradise Lost desta década, resta-nos saudar esse mesmo caminho que têm vindo a desbravar e que parece estar novamente a congregar os fãs de uma das bandas mais influentes das últimas décadas do universo metálico. (14/20)



Nenhum comentário:

Postar um comentário