terça-feira, 29 de junho de 2010

Briton Rites - For Mircalla (2010)

Quer se queira quer não, estas coisas do Doom Metal têm o seu quê de especial. De facto, em torno deste estilo clássico (sem contar com todas as transformações que foi sofrendo com a passagem dos anos), existe uma espécie de aura que lhe confere uma imagem próxima do que poderíamos designar como sagrada. Os ritmos lentos, as tonalidades aplicadas, as temáticas abordadas e, até a própria imagem das bandas conferiram, desde o início, uma peculiaridade a estas sonoridades.
Ao longo dos últimos anos, temos vindo a constatar um grande revivalismo em torno do que se fez na década de 80, principalmente com o Thrash Metal e com a NWOBHM e, no seguimento desta última, uma nova vaga de bandas que praticam Heavy/Doom Metal e outras que ganham mais exposição face a esta corrente favorável. É o caso deste novo projecto de Howie Bentley, que regressa às lides após um longo silêncio com o fim dos Cauldron Born. Bentley, para estes Briton Rites, resolveu pegar nos riffs dos Black Sabbath e impregná-los com a atitude do Heavy Metal feito em terras de Sua Majestade, há três décadas atrás, juntou-lhes a voz de Phil Swanson (dos Hour Of 13 e Seamount) e o resultado final são os sete temas que compõem "For Mircalla", um colosso de álbum, um festim de riffs, solos nos sítios certos, discretos mas letais,  ritmos que nos fazem bater o pé constantemente e o oculto, a fantasia, o vampirismo e rituais satânicos como temática geral deste trabalho conceptual sobre a obra de Joseph Sheridan Le Fanu, "Carmilla".
Temas como "Carmilla", "A Meeting In The Woods" ou "The Right Hand Of Doom" andam perto da perfeição e ombreiam com alguns clássicos do género. Apesar destes destaques, não se encontra aqui um tema menos conseguido, estando a fasquia sempre bem alta o que resulta num registo de grande qualidade e um dos melhores do género para este ano. 
mperdível para admiradores de Black Sabbath, Witchfinder General ou Saint Vitus. (17/20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário