terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Starvation Ritual - The Gallow's Lament (2009)

Ao terceiro registo, o projecto Starvation Ritual acerca-se das ambiências que nos têm trazido a este espaço. Os seus anteriores trabalhos, "Ultimate Headfuck" e "Hunger Rites", movimentavam-se muito mais em torno do noise rock, sempre com um carácter minimalista. Esta característica, apesar da notória inflexão estilística, mantém-se bem viva; o trabalho de guitarra e bateria são elementares e ao longo dos quatro temas deste registo as variações rítmicas são praticamente nulas.
Este "The Gallow's Lament" é bastante mais negro, estruturado e compassado (quando possível) relativamente ao que se fez no passado, buscando aqui e ali uns tons mais drone ou funeral na sua base unicamente instrumental.
Apesar de os temas não soarem demasiado iguais entre si, é difícil destacar um ou outro, porque parece encaixarem numa sequência narrativa e que ao destacar uma peça, esta irá tornar-se uma ilha; ou seja, ouvir algum destes temas isoladamente irá soar sem nexo e extremamente doloroso para o ouvinte.
Sem fins comerciais, mantendo uma linha estritamente underground, onde as informações relativas ao projecto e do(s) seu(s) executante(s) são quase nulas, os Starvation Ritual mostram-se, com este trabalho, senhores das abordagens musicais que bem entendem explorar, apesar de necessitarem de alguns ajustes ao nível da composição, por forma a continuarem a soar a fresco. (10/20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário