quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Insanity Reigns Supreme - Occultus Insanus Damnatus (2009)

Bélgica. Os primeiros nomes que assomam na cabeça são Ancient Rites e Danse Macabre. Possivelmente, dentro em breve, poder-se-ão juntar estes Insanity Reigns Supreme. Mas perguntarão: porquê? Adoptando uma fórmula escapista, poderia remeter para as notas sobre o último de Raventale (e até colocava aqui o link, para facilitar) e o assunto ficaria resolvido de forma airosa.
No entanto, não é essa a política da casa (Templo, em rigor) e estes senhores merecem a devida deferência, porque já por aqui andam há 20 anos. Está certo que só lançaram 3 álbuns de originais, muito espaçados no tempo entre si, mas temos que admitir que todos eles têm uma boa qualidade, misturando em doses sábias o que de melhor se encontra no Death Metal de linhas mais melódicas e os andamentos mais sincopados do Doom.
E neste "Occultus Insanus Damnatus" o quinteto refina a sua fórmula e serve-nos, em 36 minutos, uma colecção de temas que irá fazer o fã do género carregar no botão do play uma boa série de vezes e, para quem ainda não descobriu este colectivo, ir em busca dos trabalhos anteriores.
Não faltam aqui as vocalizações femininas criando contraste aos growls, guitarras bem pesadas, secção rítmica trabalhada e bem presente a que podemos ainda acrescentar alguns momentos bem rápidos, mas sem blasts, entrecortados por paragens ou passagens mais lentas; exemplos disso mesmo são "Deus Serpentis", "Legion" ou mesmo o tema-título. Ao longo do álbum, para além da Intro "Summoning The Ancients", ainda é possível escutar mais dois interlúdios que servem, praticamente, de base à entrada no tema seguinte.
Num momento em que começam a despontar os primeiros lançamentos do novo ano, que se pretende tão bom como o que passou, ainda podemos bem olhar para o nosso passado recente e afirmar que a par da quantidade houve muita qualidade. E os Insanity Reigns Supreme encaixam bem nesta última. (15/20)


Nenhum comentário:

Postar um comentário