segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ab Reo Dicere (19-04-2010)

Sloath - Sloath (2010)

Trabalho de estreia para estes britânicos, praticantes de um Doom/Sludge/Ambient muito certinho e bem executado. Os 3 temas que aqui se encontram são instrumentais e bastante longos (todos acima dos 10 minutos), com momentos de beleza e contemplação que contrastam com a rudeza e aridez que caracterizam muitos dos trabalhos de Sludge.
Apesar de estarmos perante um trabalho que poderemos dizer como politicamente correcto, estes Sloath não trazem nenhuma centelha de inovação ou originalidade a um meio que já se encontra repleto de propostas no género. Apesar de "Cane Trader" até ser uma boa proposta, não deixa de soar a algo datado. (8/20)



Sardonis - Sardonis (2010)

Depois do lançamento do EP de estreia, em 2008, ficou uma certa curiosidade relativamente ao que este duo belga poderia fazer no futuro. É certo que os ingredientes básicos já estavam encontrados (Doom/Stoner/Sludge), restava saber se saberiam dar a volta ao texto, de forma a não repetirem a dose, pela negativa, está claro. Assim, após a escuta deste álbum, não é possível dizer claramente sim ou não, ou seja, há uma notória vontade de deixar o ninho, mas o medo da queda por vezes prevalece, já para não falar da inclusão dos dois primeiros temas do EP neste trabalho.
Acaba por ser um registo mediano, onde a espaços se destaca um ou outro tema ("March Of The Masses" e "The Wolf's Lair", são os mais evidentes), mas acaba por não se revelar tão cativante como se poderia julgar. (11/20)



Josué, O Salvador/Profan - Split (2010)

Dois projectos portugueses que poderemos classificar de sui generis. Quem tem acompanhado as suas andanças, sabe bem do que estamos a falar e da evolução que têm sofrido.
Estas bandas presenteiam-nos com dois longos temas, demonstrando que continuam a puxar um bocado os limites dos terrenos em que se movimentam e não receiam isso mesmo. No entanto, estes splits também poderão ter esse condão de conterem temas que marcam evoluções ou clivagens na linha artística da(s) banda(s).
Aqui, estamos perante a primeira situação e não deixa de ser engraçado ver os Josué a apostar numa atitude bem mais rockeira, enquanto que os Profan exploram com mais afinco texturas no âmbito do drone. 40 minutos bem empregues, mais uma vez com bandas nacionais. (13/20)

                http://www.myspace.com/profanmusic

Um comentário:

  1. Hi there !

    SURTR has just added a new song after 1000 plays of the part I of our "World of doom" concept. It has been recorded at the same time of our first demo. Check that online : www.myspace.com/surtrdoom

    DOOOOOOOM OVER THE WORLD !!!!

    " If great riffs is whats needed for a quality doom metal then this track comes pretty close. Nothing original musically but a fine dose of doom writing just the same, they follow the blueprint of doom metal to the letter here but it is done with integrity and some passion to make a track that demands repeated spins. "
    8/10, DoomMantia

    ResponderExcluir