terça-feira, 3 de novembro de 2009

3,14 - Neizbejnost (2009)


De Baku, no Azerbaijão, chegam-nos estes 3,14 (Pi) com o seu álbum de estreia com a particularidade dos seus 10 temas serem cantados na língua natal.
Este trabalho, que ultrapassa os 90 minutos de duração, alicerça-se  na vertente do melodic doom, onde as vozes limpas alternam com guturais que não deixam de ser perceptíveis ao longo de longos temas bem melancólicos, não se registando grandes alterações rítmicas, o mesmo se passando com as guitarras que ecoam sempre num tom triste, sem devaneios, que resultam em cansaço lá para o meio do álbum.
A contrastar com esta electricidade monocórdica, surgem alguns momentos acústicos, que entram bem no ouvido e que conferem uma boa lufada de ar fresco, demonstrando que também é possível ser obscuro e melancólico tendo por base musical uma guitarra acústica e um teclado. Aliás, o tema que mais me chamou a atenção foi "Poiski Utesheniy", a encerrar o primeiro cd, a espelhar o bom gosto da faceta acústica da banda.
No entanto, apesar deste não ser um trabalho de nível inferior, nota-se que os temas precisam de uma dose extra de trabalho, de procura de novas texturas, evitar alguma repetição nas estruturas de composição, de forma a que possam crescer ou que posteriores composições surjam como elementos definidores do som dos 3,14 (Pi). (11/20)

Site: http://www.3-14.ws/

Myspace: http://www.myspace.com/314doom

Nenhum comentário:

Postar um comentário