quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Katatonia - Night Is The New Day (2009)



O ano de 2009 vê a chegada do oitavo álbum de estúdio dos Katatonia. "Night Is The New Day", a mui aguardada novidade, foi alvo de elevadas expectativas depois de "The Great Cold Distance" ter conquistado uma consensualidade genaralizada da elevada categoria deste suecos que vinham de três trabalhos que roçaram a magnificência : "Tonight's Decision" (1999), "Last Fair Deal Gone Down" (2001) e "Viva Emptiness" (2003). A sua passagem por Vagos, em Agosto último, com um setlist sem novidades terá aumentado ainda mais a efervescência entre as hostes.
O disco está aí, que dizer então? Facto: os Katatonia não estão tão agressivos como no seu passado recente (sim, porque a fase pré-"Discouraged Ones" parece, definitivamente, enterrada), apostando mais nas ambiências melancólicas, onde a voz de Renkse se sente muito mais à vontade, no uso de alguns apontamentos electrónicos e no contínuo abuso do formato canção. Será, então, um álbum desinspirado? Quem o ouvir de raspão, dirá que sim, mas com a passagem das audições e a ligação com as palavras carregadas de tristeza e angústia (atenção, aqui Anders Nyström não tem espao para vocalizações rasgadas) apercebemo-nos que estamos perante mais um colosso de negritude, mas bela por sinal.
No que a temas em destaque concerne, registamos "The Longest Year", "Nephilim" e "Inheritance", que constituirão, a par de mais algumas músicas dispersas em lados b de singles, alguns dos melhores temas que estes suecos alguma vez escreveram.
Apesar de não ser um portento imediato, este registo tem a indelével marca que caracteriza os Katatonia e constitui a evidente escolha para ouvir nestes dias cinzentos de Outono, em que a noite nos abraça bem cedo. (15/20)


Myspace: http://www.myspace.com/katatonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário