terça-feira, 24 de novembro de 2009

Abandon - The Dead End (2009)

Se há momentos em que a palavra "condicionamento" faz sentido, este é, sem dúvida, um deles. Ao olharmos para este opus magnum dos suecos Abandon e inteirados do contexto pós-gravação do mesmo, parece que tudo encaixa perfeita e deveras mórbida.
Vejamos: ao terceiro álbum, existe o risco (e ainda bem!) de "The Dead End" poder ficar na história do metal, pelo menos da década que se presta a findar, por ser um portento de sludge/doom carregado dos mais pesarosos sentimentos de frustração, angústia, desprezo pela vida, até. Não é nada que seja estranho às temáticas do doom, mas aqui parece-nos elevado a um patamar bem alto e que durante a audição deste duplo CD torna-se quase palpável e atingindo o seu expoente nas letras de Johan Carlzon (falecido nos finais de 2008, vítima de overdose).
As quase duas horas de duração deste trabalho, submergem-nos por uma negra atmosfera bem patente em todos os temas, mesmo os acústicos. Neste capítulo, deixamos uma especial nota para "Pitch Black Hole", "For Crumb We Crawl" (pequeno tema instrumental, de abertura ao segundo disco) e o trio final "It's All Gone", "There Is No Escape" e "Eulogy", são tudo temas de causar um forte arrepio na espinha, tal é a intensidade com que nos são apresentados.
"Até ao lavar dos cestos é vindima", lá diz o adágio popular e quem se deparou com este álbum não poderá negar que estamos perante uma das principais referências para o ano de 2009.
E se Johan Carlzon ainda estivesse entre nós, como veríamos este "The Dead End"? (16/20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário