sábado, 16 de janeiro de 2010

Surtr - Surtr (2010)

Os Surtr são um duo francês, proveniente da cidade de Metz e apresentam-se ao mundo do Metal com este registo, uma demo auto-intitulada e que inclui 3 temas, sendo que dois deles são originais (e fazem parte de um conceito que a banda designa como "World Of Doom), e o terceiro é uma versão de "Electric Funeral", dos Black Sabbath.
Ao fim dos primeiros segundos, percebemos imediatamente em que território se movem e os nomes que nos assomam são os Saint Vitus, Pentagram, Reverend Bizarre e, os já mencionados, Black Sabbath. Linhas melódicas, clássicas, arrastadas qb que se entrecruzam com alguns momentos mais up-tempo, conferindo uma maior vitalidade a estes temas. "Part I", revela-se-nos como uma composição essencialmente instrumental, onde a voz de Jeff surge esporadicamente, dando maior ênfase ao seu trabalho de guitarra e de bateria de Régis. Por sua vez, "Part V" vai beber à escola sabathiana e ao estilo de Iommi, exclusivamente. Coincidência ou não, acaba por ser o tema que se destaca durante a audição.
Por fim, resta-nos a cover de "Electric Funeral", tocada pela enésima banda (de entre as músicas do quarteto de Birmingham, talvez seja das mais requisitadas), mas num registo competente e que demonstra, caso ainda houvesse algum tipo de dúvidas, a cartilha pela qual se orientam.
As demos são os cartões de apresentação para milhares de bandas, já o sabemos, onde mostram ao mundo as suas primeiras ideias e as suas influências e os Surtr não fugiram à regra. Agora, resta que continuem a desenvolver o trabalho que têm realizado desde o ano passado, quando fundaram a banda, e que nos surpreendam no próximo registo, porque existe uma boa margem de progressão pela frente. (13/20)

Um comentário: