quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Griftegard - Solemn, Sacred, Severe (2009)



Eis que mais uma vez uma banda sueca marca presença neste espaço. Desta feita, são os Griftegard, saídos das cinzas dos The Doomsday Cult e com elementos dos Wolverine, também. 
Antes deste primeiro álbum, em 2007, foi lançado o EP Psalm Bok, onde nos dois temas aí incluídos se encontravam delineadas as linhas mestras para este projecto: traditional doom metal com uma acentuada componente negativista nas temáticas abordadas. Agora, volvidos dois anos, mostram-nos uma banda mais madura, coesa, bem patente ao longo dos seis temas que num tom bem lento, por vezes quase funéreo, bem pesado e com uma voz melódica mas poderosa, capaz de ombrear com bandas como os Memory Garden, por exemplo.
Desde o tema de abertura, "Charles Taze Russell", passando pelo mais dissonante "Noah's Hands" até finalizar com "Drunk With Woormwood", os níveis de qualidade encontram-se sempre num patamar de boa qualidade, não havendo muitos momentos aborrecidos nestes 45 minutos de duração do álbum, com ambientes soturnos bem conseguidos tanto com os instrumentos costumeiros ou com o piano aliado à voz de Thomas Eriksson, no início do tema final.
Por último, destaque-se o trabalho de bateria, simples mas muito homogéneo, com uma enorme capacidade de encaixe de todo o som da banda sob a sua toada lenta e vigorosa.
Sem grandes novidades, bebendo da cartilha de grupos como Candlemass ou The Gates Of Slumber, estes Griftegard acabam por ser interessantes, mas espera-se por algo que tenha aquela centelha que os possa catapultar para outro nível. (14/20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário