quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Jesu - Opiate Sun (2009)

Pouco mais de dois meses o lançamento de "Infinity", o terceiro álbum de originais - apesar de conter somente um tema, homónimo, com a duração de quase 50 minutos -, Justin Broadrick e Co. não estão com meias medidas e publicam este EP composto por quatro temas que, num formato que poderia dizer mais consentâneo e standard do formato canção, recupera a força das guitarras e torna-se mais orgânico (na senda de "Conqueror"), deixando de lado a maquinaria presente em "Why Are We Not Perfect"; mas os Jesu são isto mesmo, uma entidade capaz de se transfigurar de trabalho para trabalho, multifacetada e capaz de assegurar os riscos dessas mutações.
Ao longo deste EP, reina a melancolia, como sempre, os ritmos lentos e a voz de Justin sempre naquele tom monocórdico, em jeito de quem está a contar uma história para adormecer. E é isso que acontece um pouco neste caso, ou seja, ao longo dos 25 minutos parece que se está sempre a ouvir o mesmo tema, não havendo grandes variações rítmicas e vocais, com uma constante presença da massa de guitarras que não trazem nada de novo ao som do projecto.
Apesar de bastante prolíficos na base das suas edições, com um álbum ainda fresco entre mãos, penso que estes temas ganhariam se lançados a uma maior distância de "Infinity", o que poderia fazer com que fossem um pouco mais trabalhados e ganhassem outra força. Assim, vai custar mais a passar. (12/20)

Myspace: http://www.myspace.com/officialjesu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário