quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Nox Aurea - Via Gnosis (2009)

Quem olhar para esta capa e nome de banda poderá, à partida, fazer uma ideia do som que ouvirá caso decida carregar no play. Se souber que são originários da Suécia, a probabilidade de estar perante um bom projecto aumentará consideravelmente.
E este "Via Gnosis" arrebata logo à primeira audição; doom/death/gothic de muito boa qualidade, em doses equilibradas, resultando num trabalho bem melancólico, com ambiências bem soturnas e negras, que para os dias de invernia que se avizinham são bem capazes de nos fazer sentir um pouco mais miseráveis.
Vozes limpas (masculinas e femininas) bem decadentes, guturais desesperantes, as teclas pairantes como nuvens negras que carregam tempestade e guitarras lancinantes, perfazem um conjunto de temas bem lúgubre, mas épico ao mesmo tempo.
Este trabalho de estreia dos Nox Aurea, vale essencialmente pelo seu todo, não fazendo sentido destacar este ou aquele tema, porque parece que encaixam todos entre si, tal como as peças de um puzzle. A todo este processo não estará alheio o trabalho de produção de Andy LaRocque, guitarrista de King Diamond.
Num ano que se encontra bem recheado de grandes álbuns nesta vertente, existe a necessidade de ressaltar um facto: este "Via Gnosis" arrisca-se, perigosamente, a ocupar um dos lugares de topo para álbum do ano. (17/20)


Nenhum comentário:

Postar um comentário