Três anos após "Days Of Nothing", os italianos The Foreshadowing estão de regresso aos lançamentos discográficos. São onze temas de Doom Metal bem melódico, ainda com algumas piscadelas de olho a elementos goth, bem ao estilo do que já nos tinham apresentado na estreia, mas que neste registo encontram-se bem mais trabalhadas e desenvolvidas.
A voz de Marco Benevento está mais grave e sentida e as estruturas musicais são mais ecléticas e, ao mesmo tempo, parecem-nos mais desenvoltas, acabando por tornar este álbum bem mais apetecível que o anterior.
Girando em torno do conceito primordial do Apocalipse, "Oionos", resulta como a banda sonora perfeita para o relato dramático, lúgubre e atormentado de campos desolados pela morte e devastação, pintados em cenários cinzentos com o céu a desabar sobre a última réstia de vida terrestre. Coincidência ou não, vemos uns The Foreshadowing mais pesados, densos e obscuros, fechando-se sobre o registo quase unidimensional de Benevento, perfeito profeta da desgraça, mas sempre com a preocupação de conjugar nas doses apropriadas a melodia e o peso nas suas composições. Apesar de "The Dawning" ser um bom tema inicial, é com "Outsiders" que nos apercebemos da nítida evolução que a banda sofreu e que culmina nas sequentes "Fallen Reign", "Lost Humanity" e, na genial, "Survivors Sleep", onde somente com a presença da voz e do piano se obteve um resultado bem negro em comparação com as restantes músicas.
A cover de "Russians", não vem acrescentar nada a este trabalho, sendo até dispensável, num trabalho que quase não sofre mácula e esperamos que a mensagem de Apocalipse 3, 11 se cumpra, porque este deixou-nos com água na boca. (17/20)
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