sábado, 1 de maio de 2010

Black Sun Aeon - Routa (2010)

Segundo álbum deste projecto de Tuomas Saukkonen (Before The Dawn, entre outros), desta feita dividido em duas parte:s o primeiro, designado de "Talviaamu", oferece claras semelhanças com a estreia do ano passado, "Darkness Walks Beside Me", embora exista uma filtragem nítida na busca de melhorar e expôr as mais-valias aí registadas, às quais foi acrescentada uma envolvência de cariz mais gótico, onde se destaca uma maior profusão e aprimoramento do uso das teclas.
Ao longo destes sete temas, paira a melancolia (quando é possível, leia-se!), resultando num fiel prolongamento da obra já apresentada, sem grandes inovações ou riscos a serem tomados ao nível da composição (quanto às estruturas dos temas, Tuomas sempre fugiu ao modelo "convencional"), mas que soam bastante bem.
A segunda rodela, "Talviyö", evidencia já uma certa clivagem relativamente ao seu irmão de lançamento, embora busque ainda algumas nuances da estreia. Aqui, os temas estão muito mais virados para as guitarras, onde os riffs se apresentam com mais visibilidade e cadência, tornando-se mais áspero, esquecendo a candura e a melancolia, rodando mais em torno da esfera do death mais melódico e explorando um pouco mais a costela black ("River" talvez seja o melhor exemplo disso mesmo).
A terminar, somos brindados com um ponto de interrogação, "Apocalyptic Reveries", de seu nome, que acaba por juntar tudo o que se ouviu, primeiro com a dureza das guitarras e depois voltar à melancolia e alguma contemplação de "Talviaamu", com a sua simplicidade acústica, tornando este final inesperado e a dar-nos algumas voltas à cabeça.
"Routa" pode ser lido como o desenvolvimento das fórmulas de "Death Walks Beside Me", mas também poderá sugerir a busca de novos territórios musicais, em "Talviyö", onde se regista um afastamento da vertente doom. Será necessário esperar para ouvir as próximas propostas, mas até lá há muito neste trabalho que pode ser apreciado enquanto especulamos sobre o futuro deste projecto. (14/20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário