sábado, 29 de maio de 2010

Why Angels Fall - The Unveiling (2010)

De tempos a tempos, somos confrontados com álbuns que ultrapassam essa simples esfera do registo musical e revelam-se autênticas experiências sensoriais, que nos deixam aturdidos e a remoer, durante vários dias no nosso íntimo, a forma de os poder abordar.
E este primeiro longa-duração dos portugueses Why Angels Fall encaixa, perfeitamente, nesse restrito grupo de trabalhos.
Dividido em dois longos temas, repartido, cada um, em três partes, "The Unveiling", desde os primeiros segundos, carrega uma aura e um poder completamente arrebatadores, engolindo-nos para o centro de um choque de emoções e, após o término do officium, nos atira violentamente ao chão ainda mal refeitos da vertigem que dura mais de 77 minutos.
Aqui, parece que nada foi deixado ao acaso; desde a estruturação dos temas, à mensagem, passando pelo artwork, tudo está interligado e só funciona assim, não sobrevive de partes isoladas.
Focalizando, agora, no que aqui nos traz, a música, "The Unveiling" e "Neo Genesis" são dois temas colossais, tanto pela sua duração e, sobretudo, pela qualidade que patenteiam. Foram sete anos de trabalho para erigir esta montanha, composta por partes que nos fazem lembrar uns Anathema (da fase "Serenades"/"The Silent Enigma"), como minutos depois nos fazem andar de mão dada com uns Dead Can Dance até que ressoam nas colunas linhas de pensamento baseados em passagens bíblicas do Antigo e Novo Testamento, bem como outros não bíblicos, sob uma banda sonora que nos agarra e transporta para um Apocalipse de luz.
Guitarras fortíssimas, ambientes comiseravelmente belos, contemplativos, vozes para todos os gostos e estados de espírito e, destaque para uma bateria que, de forma omnipresente mas discreta qb, segura toda esta estrutura tal, como o Atlas que às costas carrega a Terra. Tudo isto, a base para uma brutal introspecção.
Apesar de ser um registo de difícil digestão pelas razões aludidas e outras que nos escapam, talvez devido ao repetido estado ébrio em que estes temas nos colocam, "The Unveiling" é um trabalho de destaque, uma obra maior do Doom Metal nos últimos anos e que urge dar conhecimento porque, em Portugal, também se encontram diamantes. 
"Word that is, word that becomes" (19/20)

3 comentários:

  1. é muito bom ver reviews ao nosso trabalho, e melhor ver boas reviews, perceber que alguém o ouviu em profundidade.

    rock on

    ResponderExcluir
  2. Obrigado nós pela atenção à nossa review. E continuem com o bom trabalho. Vemo-nos no concerto do Porto, em Setembro.

    Keep it doomed.

    ResponderExcluir